quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A mais nova febre nas organizações

Surge entre as organizações, a mais nova ferramenta de comunicação – o Twitter.
Pra quem não conhece essa mais nova febre no mundo virtual, o twitter é uma rede social e um servidor que permite aos usuários que enviem mensagens curtas de aproximadamente 140 caracteres e leiam atualizações pessoais de outros contatos. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviado a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.
Em fevereiro desse ano, o twitter foi eleito em terceiro lugar como rede social mais usada. Estudos dizem que existe mais de 11 milhões e meio de usuários no mundo todo e apenas 10% desses usuários produzem 90% do conteúdo.
Devido a todo esse sucesso, as grandes organizações têm usado essa rede social como um veículo de comunicação indispensável. Elas utilizam essa ferramenta para divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o consumidor a uma página na qual possam encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além de criar esse vínculo com o consumidor, o twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, agregando dessa maneira novos seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas organizações. Mas é claro que não é só pra isso que o twitter serve.
Cada organização usa essa ferramenta de uma maneira diferente, de acordo com suas estratégias.
A revista Fortune divulgou no fim do ano passado, as 10 grandes organizações que usam o twitter como ferramenta de comunicação e apostando em seu sucesso. São elas:

1. Dell
2. Starbucks
3. Comcast
4. JetBlue
5.Southwest Airlines
6.. Whole Foods
7. Ford
8. Sansung
9. Kodak
10. Forrester Research

Apesar de todo esse sucesso, o twitter é uma ferramenta que ainda deve ser melhor explorada para esse fim.
E aqui no Brasil, será que vamos entrar nessa moda também?

2 comentários:

  1. O Twitter é um grande exemplo de algo que tinha tudo pra ser um fracasso mas virou um sucesso.
    Recentemente li um sobre um publicitário que atualiza seu twitter até na hora do almoço. Diz ele que agora até no meio da madrugada acorda e vai lá atualizar.
    Fica a pergunta: que interesse há nisso?

    ResponderExcluir
  2. O interesse é puramente a agilidade na informação. Públicitários, Jornalistas, Relações Públicas e principalemnte todos os profissionais que atuam na área de comunicação, se tiverem um olhar estratégico percebem a importância do Twitter no seu ambiente profissional. Hoje, na rede, é permito seguir revistas como a Veja, Época, Exame, entres outras, isso não significa somente informação rápida para nós, mas também, para os profissionais que atuam nessa aréa fica disponivel o conhecimento sobre o que a revista, ou jornal, está procurando como pauta. É uma via de mão dupla, para ambos.
    E além disso, o Twitter pode ser usado também como uma ferramenta de divulgação rápida e barata (sem custo algum!).
    Visão estratégica!

    ResponderExcluir