quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Blog

Um weblog, blog, ou caderno digital é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos, ou "posts"). Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blog e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
O blog começou como hobby de alguns internautas, e devido ao grande sucesso como ferramenta de divulgação e comunicação começou a ser incorporado por algumas empresas em sua grade de veículos de comunicação interna.
Um exemplo de empresa é o Banco Real, que possui um blog interno escrito a cada três semanas pelo seu presidente, Fabio Barbosa. No blog o presidente faz questão de escrever ele mesmo os posts, que falam sobre assuntos diversos que influenciam a empresa e os funcionários, esclarece dúvidas, informa sobre novidades, e conta sua rotina de presidente, desde viagens até reuniões importantes.
O grande segredo de sucesso do blog é a periodicidade sempre cumprida, linguagem totalmente informal que o presidente utiliza em cada post,e a grande interatividade nos comentários dos funcionários que tem o espaço livre para expressar a sua opinião e esclarecer duvidas, que sempre são sanadas pelo próprio presidente no post seguinte.
Essa ferramenta que completa um ano no Banco Real serve de exemplo bem sucedido para todas as empresas, independente do segmento e tamanho de implantar um blog escrito pela liderança, com o objetivo de aproximar cada funcionário de seu líder, criando um laço melhor com a empresa.

4 comentários:

  1. POis é Mateus, mas infelizmente como trata-se de uma ferramenta de comunicação interna as políticas do banco não permitem a divulgação de nenhuma informação escrita neste blog, ou em qualquer outra ferramenta, essa informação é considerada "sigilosa", tanto que o acesso ao blog é feito em um link na intranet. Uma pena na verdade, porque a arquitetura de informação tanto do blog como da intranet poderiam servir de ótimos exemplos para outras organizações.

    ResponderExcluir